[Entrevistando] Victor Milán

É com imensa alegria que eu inauguro a coluna Entrevistando, com o renomado 
Victor Milán, autor de Os Senhores dos Dinossauros.


MFdR: Oi, bem vindo ao Minha Fuga da Realidade. Está tudo bem com o senhor?
Milán: Obrigado! Eu estou bem. Acabei de terminar a reescrita editorial da seqüência de The Dinosaurs Lords, Knight of Dinosaurs. Então, estou desgastado. Mas um “bom” desgastado.

MFdR: Você poderia se apresentar para os seguidores do blog?
Milán: Oi, eu sou Victor Milán. Eu vivo em Albuquerque, Novo México, EUA. Eu tenho sido um escritor profissional desde 1974. Eu sou, provavelmente, mais conhecido nos círculos de ficção científica e fantasia pelo meu romance de 1985, The Cybernetic Samurai (ironicamente, bem quando foi aprovado dizer “cibernética”), e sou um membro fundador contribuinte da série de antologia de mundo compartilhado de George R. R. Martin, Wild Cards (publicada no Brasil pela Leya).

MFdR: Como começou o seu trabalho? Quando sua primeira ideia para The Dinosaurs Lords apareceu?
Milán: A minha carreira começou quando eu fui com uma ideia definida para um romance pornô em uma convenção de Ficção Cientifica, e a mencionei para um amigo que era um autor publicado que apoiou-se em grande parte em escrever pornô. Ele generosamente se ofereceu para co-escrever e dividir o dinheiro comigo. Nós a vendemos, e lá fomos nós. Aliás, isso foi extremamente generoso da parte dele. Ideias são supervalorizadas, em sua maior parte. É a parte real da escrita que é difícil.
Quanto ao THE DINOSAURS LORDS, eu decidi escrever o livro que mais me entreteria para ler. Eu me perguntava o que tinha sido mais apaixonante para mim por mais tempo. A resposta veio para mim imediatamente: Dinossauros, Armas e mulheres nuas. As armas estavam fora, pois fora de um filme de Jurassic Park, elas acabariam com com qualquer tumulto em pouco tempo. Mas eu decidi que cavaleiros e o resto das guerras medievais eram um excelente substituto.
Há uma abundância de homens nus no livro, também, para aqueles que possam gostar disso 

MFdR: Quanto tempo levou desde o surgimento da ideia para o lançamento do livro?
Milán: Eu decidi na primavera de 2003 que iria escrever o que eu esperava ser minha grande obra literária – o “mais divertido de ler”, como mencionei acima, Eu também decidi que iria escolher uma das três fortes temas concorrentes no meu aniversário.
Em 3 de agosto de 2003, eu estava hospedado em um porão de alguns amigos que me trouxeram para St. Louis como um presente de aniversário. Eu acordei e soube imediatamente: THE DINOSAURS LORDS. Então comecei a trabalhar nisso naquele dia. 
Em outras palavras, 12 anos do inicio até a publicação. Eu realmente vendi os direitos dos livros em 2011.

MFdR: Quantos livros irão compor a saga de The Dinosaurs Lords? Qual deles você está trabalhando agora?
Milán: Como eu disse, acabei de terminar o livro 2, THE DINOSAUR KNIGHTS. De acordo com as notas extremamente uteis de meu editor – ele é bom. Embora eu tenha dado um polimento e corrigidas. Eu já tenho cerca de metade do livro 3, provisoriamente intitulado THE DINOSAUR PRINCESS, escrito de forma áspera. Ele provavelmente será reescrito a partir do começo, no entanto, ao invés de tentar continuar com o que eu já tenho. Pretendo começar nos próximos dias, depois que me recuperar um pouco.
O arco da história que está se desenrolando nos livros, no entanto, terá um total de 6 livros para contar. Assim, incentivo as pessoas que apreciarem o primeiro livro e querem ler mais para espalhar a palavra. Toda a historia só será publicada se as vendas justifica-la (Felizmente, parece que teremos um bom começo).
Eu tenho ideias para vários outros romances e séries definidos no meu mundo de dinossauros Paradise, incluindo um spin-off direto do livro Os Senhores dos Dinossauros. É um mundo inteiro, com uma grande variedade de ambientes, culturas e, claro, dinossauros. 

MFdR: Quais são sua expectativas para o lançamento de Os Senhores dos Dinossauros no Brasil? Está muito ansioso?
Milán: Estou animado! Fiquei surpreso e satisfeito pela grande manifestação de apoio dos fão do Brasil quando a DarkSide anunciou que tinha comprado o livro. E estou muito feliz pelo excelente trabalho que a DarkSide está fazendo com ele, incluindo o book trailer incrível que eles postaram no Facebook.
Eu sempre fui fascinado pelo Brasil. Eu leio um pouco em português – Minha compreensão aumentou no ultimo mês, apenas de ler tweets e posts no Facebook e comentários sobre o livro da DarkSide e dos fãs brasileiros.

MFdR: Você recebeu alguma rejeição de alguma editora para publicar seu trabalho?
Milán: Oh, sim. Uma grande editora em particular – que não vou citar, embora você possa imaginar – literalmente solicitou uma primeira olhada no livro. Mas, depois do editor e do editor assistente lerem o manuscrito de 270.000 caracteres – que eventualmente se tronaram tanto o Livro 1 quanto o 2 – recusou, dizendo que pensavam que Dinossauros eram apenas de interesse para pré-adolescentes e adolescentes, e eles não pensaram que era como um grande mercado.
Essa é uma grande razão pela qual eu não vou nomeá-los: eles me fizeram um favor colossal lendo um enorme manuscrito uma vez, quanto mais duas vezes. Sou grato pelo esforço deles. E sou também, no entanto, extremamente grato que as vendas do primeiro livro nos Estados Unidos podem mostrar que eles estavam errados sobre o “somente para meninos pré adolescentes” (algumas das minha numerosas amigas fãs de Ficção Científica e Fantasia tem algumas observações bastante sarcásticas pra fazer a respeito dessa rejeição.)

MFdR: Quais são seus autores e livros preferidos?
Milán: Senhor da luz de Roger Zelazny. Que, dentre suas realizações, também foi um autor de Wild Cards, e meu amigo também. Ele viveu no Novo México perto de mim. Temos uma grande e coesa família de autores de Fantasia e FC. Também The Moon Is A Harsh Mistress de Robert A. Heinlein (autor de Tropas Estelares).
Meu autor favorito, no entanto, é Jack Vance. Eu particularmente adoro seus romances da série Demon Prince.

MFdR: Quais livros influenciaram você para escrever Os Senhores dos Dinossauros?
Milán: o romance de Jack Vance O Planeta dos Dragões, que em sua curta forma original ganhou o prêmio Hugo de 1963, foi uma grande inspiração. Os livros de Senhores dos Dinossauros estão cheios de homenagem a ele. Também O Senhor dos Anéis de Tolkien – apesar de minha escolha de evitar o uso de um monte de metáforas derivadas de o Senhor dos Anéis por meio de Dungeons & Dragons, é o grande pai do campo de fantasia épica, e eu adoro desde que eu era uma criança. Fantasias de Poul Anderson, tais como Three Hearts and Three Lions me influenciaram, assim como Fletcher Pratt’ com The Well of the unicorn.
Entre as influencias de livros, eu tenho que mencionar meu grupo de escritores Critical Mass, que foi fundado por Melinda Snodgrass e George R. R. Martin, embora  GRRM ter se aposentado da participação ativa antes de minha participação. Alguns incríveis autores me ajudaram a dar forma a Senhores dos Dinossauros, incluindo a própria Melinda (uma amiga de longa data), Walter Jon Williams, Ian Tregilis, S. M. “Steve” Stirling, John jos Miller, e Daniel Abraham e Ty Franck, também conhecido como James S. A. Corey. Sim, nós lemos Leviathan Wakes ainda em manuscrito (livro ainda inédito no Brasil).
Enquanto muitos desses escritores tenham se mudado do grupo, temos também uma série de excelentes novos autores emergentes agora. É um recurso incrível e inestimável, e nenhum outro recurso chega perto de sua influência sobre Os Senhores dos Dinossauros. 

MFdR: Alguma mensagem final para seus fãs Brasileiros?
Milán: Obrigado pelo amor e pelo suporte, Brasil. Espero que gostem do livro, e pretendo visitá-los algum dia.

E nós esperamos ansiosos sua visita!



Eu sou um escritor profissional de ficção científica, fantasia e outros contos de aventura por toda minha vida adulta – 40 anos e contando. Também fui por um tempo um cowboy, ator semi-profissional, técnico de suporte de computador, e o mais popular DJ noturno de Rock Progressivo em Albuquerque. Eu vivo em júpiter, com meus gatos e uma cadelinha amante de gatos chamada Emma. 
Já publiquei mais de 100 novelas, incluindo o vencedor do Phrometheus Award The Cybernetic Samurai, sua seqüência, Cybernetic Shogun, CLD: Collective Landing Detachment, e várias pequenas histórias, incluindo a novela “The Seeker: A Poison in the Blood”, na recente antologia de S. M. Stirling The Change: Tales of Downfall and Rebirth. Sou um membro fundador do projeto de mundo compartilhado WILD CARDS (publicado no Brasil pela Leya).
Minha tão aguardada (não menos por mim) novela Os Senhores dos Dinossauros, primeiro volume de um épico ciclo de fantasia, saiu do Tor em 28 de Julho de 2015.
Eu agradeço todos meus amigos e fãs, os quais o amor e a ajuda têm literalmente me mantido vivo.
Victor e seu amado chapéu, Tyrone


Colaborador:

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Quero/preciso de um chapéu assim haha <3
    Amei a entrevista e amei esse autor <3

    Fazia tempos que eu não pensava "é exatamente isso que eu quero ler", fiquei ansiosa!
    Dinossauros, pessoas nuas e guerras medievais, isso vai ser épico <3

    ~um dia tu vai me entrevistar também Srtª Petrova :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha
      Mas claro que vou, e aguardo ansiosa um exemplar do seu livro pra resenhar ;)

      Excluir
  2. Antes de ler o livro, já adorei o autor. Parece ser bem divertido e estar a disposição dos fãs. Além disso, suas respostas me pareceram bem sinceras.
    Quanto ao tempo para a obra ser publicada, fiquei abismado com a demora. Isso que eu chamo de persistência.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é um amor, eu fiquei muito feliz mesmo por ter entrevistado ele.
      Espero ansiosa para ler o livro dele *-*

      Excluir
  3. Excelente entrevista. Parabéns! Aguardando outras que, como essa, contribuem para aproximar leitores e escritor e, consequentemente, ampliar o universo literário de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Em breve teremos entrevista com a autora Kel Costa e Mark Lawrence \o/

      Excluir
  4. Já tinha gostado do livro pela sinopse e pela capa hahaha, e agora (2 anos atrasada) lendo essa entrevista, amei o autor, creio que o livro será maravilhoso ❤

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ficarei feliz em saber sua opinião.

Coloque o link do seu blog para que eu possa retribuir a gentileza ;)
Obrigada pela visita, volte sempre!

- Proibido qualquer tipo de ofensa e linguagem imprópria -