Autoras de Romances de Época - 01

Sou fascinada por romances de época e isso não é segredo para ninguém. Inspirada em uma postagem, de um blog que eu amo muito (e super indico), resolvi falar de algumas autoras que escrevem esse gênero magnífico.

Confira a postagem do Mademoiselle Love Books - Melhores Livros de Romance de Época



Começando com a adorada
☛ Jane Austen:
16/12/1775 18/07/1817
Romancista britânica nascida em Steventon, Hampshire, Inglaterra, cuja obra literária deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns com aguda percepção psicológica e um estilo de uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa. Filha de um pastor anglicano, toda a sua vida transcorreu no seio de um pequeno grupo social, formado pela aristocracia rural inglesa. Aos 17 anos, escreveu seu primeiro romance, Lady Susan, uma paródia do estilo sentimental de Samuel Richardson. Seu segundo livro, Pride and Prejudice (1797), tornou-se sua obra mais conhecida, embora, inicialmente, tenha sido malvisto pelos editores, o que levou por algum tempo ser descriminada no meio editorial.


Charlotte Brontë
 21/04/1816  31/03/1855
Filha de um pastor irlandês, Charlotte Brontë e as irmãs, Emily e Anne, partilham a infância entre o sinistro presbitério de Haworth, de onde só avistavam o cemitério e uns terrenos baldios e uma pensão para eclesiásticos pobres, onde as duas irmãs mais novas viriam a morrer.
Depois de um ano em Bruxelas, as irmãs Brontë tentaram fundar uma escola, mas não encontraram alunos devido à conduta escandalosa do irmão. Decidiram-se então pela escrita como forma de sobrevivência.
Charlotte Brontë publicou em 1847, com o pseudônimo de Currer Bell, Jane Eyre, o seu maior e mais duradoiro sucesso, Shirley (1849) e Villette (1853).


☛ Emily Brontë
07/06/1818  12/07/1848 
Emily nasceu em Thornton, Yorkshire, a quinta dos seis filhos de Patrick Brontë e Maria Branwell, e irmã de Charlotte Brontë e Anne Brontë, também escritoras. Em 1820, sua família mudou-se para Haworth, onde o pai de Emily foi um curador, e nestes arredores o seu talento literário floresceu.
Depois da morte de sua mãe, a austera tia Branwell foi morar com eles, e as crianças foram mandadas para um colégio interno em Cowan Bridge, onde sofriam castigos, alimentavam-se mal e não dormiam, devido ao frio. Duas das irmãs de Emily, Maria e Elizabeth, faleceram devido às condições do internato, e o pai resolveu levar as crianças, definitivamente, de volta para casa.
Em casa, a nova empregada Thabitha (Taby) costumava contar-lhes histórias, e anos mais tarde Emily a homenageou como a fiel personagem de Nelly Dean, em "O Morro dos Ventos Uivantes"


Em breve mais autoras

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Oi Andressa!
    Não leio muitos romances de época, mas gosto bastante. Eles têm um quê de magia, parece, e as pessoas dão a impressão de que são bem mais inteligentes. Só eu que acho isso, será? Haha
    Beijinhos
    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha também acho, eu creio ser a linguagem usada, os tratamentos fofos *-*

      Excluir
  2. Oi querida,

    adorei a postagem! Inclusive, obrigada por linkar o meu post! Também sou fascinada por romances de época e ler as autoras clássicas, como Austen, é obrigação dos fãs do gênero rs

    Beijos!
    Participe do sorteio do livro Supernova: O Encantador de Flechas + Kit de mimos
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado.
      Óbvio que linkaria seus post, adorei ele e amei compartilhar com o mundo :*

      Excluir

Deixe seu comentário, ficarei feliz em saber sua opinião.

Coloque o link do seu blog para que eu possa retribuir a gentileza ;)
Obrigada pela visita, volte sempre!

- Proibido qualquer tipo de ofensa e linguagem imprópria -