[Resenhando] Kaori - Perfume de Vampira


Sinopse: Século XV: Kaori, uma bela garota com o perfume da sedução, trilha caminhos perigosos entre samurais, senhores feudais, prostitutas e criaturas mágicas do folclore japonês. No seu caminho, surge José Calixto, um artista sensível e apaixonado, capaz de tudo para dar vida a uma obra imortal.
Século XXI: na fervilhante Avenida Paulista, coração de São Paulo, Samuel Jouza tem uma profissão peculiar. Ele observa vampiros para um misterioso instituto de pesquisas. Mas o olheiro percebe que a sua profissão é muito mais perigosa do que imaginava, ao salvar um menino das garras dos sanguessugas.
De um lado, a magia das sagas heroicas de samurais, o mistério das antigas lendas do Japão. Do outro, uma aventura ágil e atual, que tem como cenário o Brasil. Dois universos se entrelaçam e se cruzam neste novo romance de vampiros escrita por Giulia Moon.



RESENHA

Kaori se passa em duas épocas distintas, no período Tokugawa, mostrando um pouco de sua vida humana e depois de sua transformação, e nos dias atuais (precisamente em 2008) onde a história centra-se mais em Samuel Jouza (sim, com "J") um cara normal com um emprego peculiar, ele um vampwatcher, um olheiro de vampiros, onde ele observa, anota e reporta ao IBEFF - Instituto Brasileiro de Estudo de Fenômenos Fantásticos. Trata-se de uma organização secreta que estuda e cataloga vampiros e outras criaturas. Ela é tão secreta que Samuel não sabe nem o endereço muito menos quem é o chefão. Ele mantinha contado apenas por email, e as vezes duvidava que existisse uma pessoa real por trás das mensagens. Até que ele conhece Sidnei, um representante do IBEFF. Ele o procura para atualizar Samuel com novos equipamentos e saber o motivo de seus relatórios estarem tão escassos.
Sobre o período Tokugawa, temos a triste história de Kaori, ela sofreu nas garras da Madama Missori, sua inimiga. Missori tinha uma casa de prazeres, e sempre sonhou que Kaori trabalhasse para ela. Kaori, a bela garota com perfume natural hipnotizante. Mesmo séculos depois ela continua assim. Ainda sofrendo com os fantasmas do seu passado. Ao menos ela tem um amigo imortal, Takeso. Ele é como um pai para ela. A relação dos dois é muito fofa de se ver.
"Ninguém é dono do seu destino se não tem poder para mudá-lo."
A primeira vez que tive contato com a escrita da Giulia Moon foi com o conto "Sangue de Lúcifer" na antologia Crepúsculo - Despertar dos Vampiros, e gostei de seu jeito de escrever, sua versão mitológica dos vampiros. Caçadores da noite, refugiados do dia.
Ela explica apenas o necessário e ainda assim descreve bem os detalhes, sem deixar a narrativa cansativa. Os capítulos  são intercalados entre o presente e o passado, os acontecimentos de um entrelaçado com o outro, suas revelações vão indo lado a lado.
Minhas partes preferidas foram do período Tokugawa, acompanhar a vida de Kaori e os conhecer um pouco sobre os costumes japoneses foram ótimos.
Ao escrever esta resenha eu já estava devorando Kaori 2, para vocês verem como a escrita dessa mulher vicia. Bem, e também tem vampiros, né?! Meu ponto fraco. Dela ainda pretendo ler outros contos e Kaori e o Samurai sem Braço.
A edição está linda! A capa roxa em dois tons com enfeites vermelhos, com o stencil de um dragão ao fundo. Por dentro o mesmo trabalho bem feito, com folhas amarelas, bom espaçamento e ótima diagramação. E cada capítulo é marcado no começo com o dragão.
"Ele imaginou a carpa escapando de seu braço e indo aventurar-se nas corredeiras."
Se você é um apaixonado por vampiros, como eu, não deixe de conferir as obras da Tia Giu. Tenho certeza que irão adorar.


Outras fotos:






Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Há mais ou menos uns 5 anos atrás, talvez até mais, eu fui ao evento (Letras assombrados, se não me engano) onde uma das participantes era á Giulia Moon. Isso faz bastante tempo, mas me lembro bem dela contando sobre a história dela é eu ficando cada vez mais curiosa. Foi o primeiro evento literário que participei e seu que nunca vou esquecer! A cada dia fui alimentando minha vontade de ler esse livro e até hoje não consegui :(
    Eu nunca tinha visto ninguém comentar sobre esse livro antes, você é a primeira que vejo! E sua paixão pelo livro só me deixou com ainda mais vontade! Juro que ainda realizo esse desejo, eu tenho um carinho imenso por esse livro sem nunca nem ter pego nas mãos...

    Beijos,
    Estante da Josy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu adoraria conhecer a Giulia Moon, que legal que você conseguiu (mesmo ainda não conhecendo o trabalho dela)
      Em breve postarei a resenha do segundo, e também uma postagem do "Projeto Leia Nacional" falando sobre as obras delas. Se não começar por Kaori pode começar por algum conto ;)

      Excluir

Deixe seu comentário, ficarei feliz em saber sua opinião.

Coloque o link do seu blog para que eu possa retribuir a gentileza ;)
Obrigada pela visita, volte sempre!

- Proibido qualquer tipo de ofensa e linguagem imprópria -