Autor(a): Leonardo Henrique Galvão
Editora: 4Letras
Ano: 2017
Edição: 1ª
Páginas: 194
Gênero: Ficção Brasileira
Formato: Físico
ISBN: 9788567613093
Sinopse: Um tesouro pirata, banhado a sangue e sofrimento, foi escondido em Ilhabela.
Cinco pesquisadores partem para esta paradisíaca ilha no litoral norte de São Paulo em busca do Tesouro do Sombrio. Mas as misteriosa Ilhabela não revelará seus segredos facilmente, testará cada um deles para mostrar que todo homem é uma ilha.
Passado e presente se misturam nesta empolgante e misteriosa aventura!
RESENHA
Carlos nasceu e cresceu em Ilhabela, porém, sem querer seguir os passos de sua família que eram pescadores, esforçou-se para estudar e sair da ilha. Foi para São Sebastião e formou-se em jornalismo. Por ele, não voltaria a fazer expedições por aquele lugar, mas aproveitando a oportunidade que surge com Cézar, um jovem rico que deseja encontrar o Tesouro do Sombrio, Carlos vê a oportunidade de ter sua carreira alavancada caso o sujeito tenha êxito em sua jornada. Além de Carlos e Cézar, a expedição conta com a presença de Roberto e Márcio, os responsáveis pelo navio e equipamentos que usarão. E a última integrante da equipe é Laura, sua contribuição vem de sua formação em geologia e especialização em nesografia (ciência que estuda as ilhas).
O quinteto embarca em busca do tesouro, para a maioria ali, o mais importante é o destaque em suas profissões que irão conseguir ter por esta magnífica descoberta em seu currículo. Mas ir atrás de um tesouro pirata, onde dezenas de pessoas já fracassaram requer coragem e perseverança.
Ao chegarem ao local, Roberto fica a bordo do Circe, um caça minas da marinha reformado, cuidando e monitorando tudo, enquanto os outros quatro desembarcam para sua aventura. Ao se embrenharem no caminho indicado por Carlos, os quatro conversavam amistosamente, enquanto a vegetação ficava cada vez mais fechada, dando uma trégua do sol quente. A cada quilômetro avançado, os mistérios da ilha testam o coração de cada componente da equipe...
A narrativa é dividida em duas passagens de tempo. Uma no séc. XIX, contando a origem do tesouro do Sombrio, e a outra em 2017, narrando os acontecimentos da expedição.
A escrita simples, porém fluída contribui para uma leitura rápida, onde se devora capítulo atrás de capítulo querendo saber o que acontece agora. Porém há um pequeno ponto que não gostei logo no início, que foram os nomes "abrasileirados" para a data e o local. Ademais, adorei a ambientação do livro e suas descrições. Um ponto que gostei muito foi como o autor explorou sobre Laura e seu passado.
Sem clichês e com um final surpreendente, Insular é uma leitura mais que recomendada!
Caso você fique curioso sobre Ilhabela, o autor disponibiliza uma bibliografia ao final do livro que lhe auxiliou durante a pesquisa de sua escrita.
"O mundo todo é uma ilha, Carlos. Nossa vida não é nada mais do que uma ilha. Todo homem é uma ilha, meu filho." p. 139
Fico muito feliz que tenha gostado do livro!
ResponderExcluirObrigado pela resenha.
Grande abraço e bons ventos!
Foi muito bom visitar Ilhabela através do seu livro, capitão!
ExcluirAdorei a resenha!!!
ResponderExcluirGosto muito dos livros do Leonardo. Achei este incrível, me transportou para a ilha.
Beijinhos!!!!!!
Realmente nós faz estar lá, não é mesmo?!
Excluir😘