[Entrevistando] Peter V. Brett



Olá pessoal, Alex na área. Tenho o prazer de trazer para vocês uma entrevista com Peter V. Brett, autor da série Ciclo das Trevas publicada no Brasil pela queridíssima DarkSide.
Primeiro, vamos conhecer um pouco mais da série:


   A série segue três personagens, Arlen, Leesha e Rojer, em sua passagem da infância até a maturidade. Eles são habitantes de um mundo assolado pelos ataques dos demônios conhecidos como terraítas, que se elevam a partir do núcleo do planeta a cada noite para banquetear-se com seres humanos. Existem muitos tipos diferente de terraítas, cada um associado a um elemento específico e cada um com diferentes capacidades e forças.

O atrito contínuo desses ataques tem reduzido a humanidade de um estado avançado de tecnologia para uma “idade das trevas”. A única defesa contra os terraítas são os Marcas de Proteção, que podem ser desenhadas, pintadas ou inscritas para formar barreiras de proteção ao redor dos assentamentos humanos. Estes são, no entanto, frágeis e propensos a falhas, a menos que tenha uma manutenção adequada.

À medida que a série avança cada um dos protagonistas embarcam em sua própria “Jornada do Herói”, em um esforço para salvar a humanidade.

Ao escrever a série, Brett fez questão de ir além de uma simples história de aventura, para apresentar um romance de fantasia sobre o medo e seu impacto. 
 Book trailer de O Protegido, primeiro livro da série

   Agora que vocês conhecem um pouco mais sobre a série, vamos à entrevista:


MFdR: Bem vindo ao Minha Fuga da Realidade. Como estão as coisas?
Brett: Estão ótimas, obrigado. 2015 têm sido um ano pesado de viagens, com várias convenções, passeios e sessões de autógrafo por todo o EUA e Reino Unido. Visitei lugares incríveis e conheci pessoas incríveis, mas terminei minhas viagens para esse ano e estou adorando estar em casa e escrevendo novamente. Obrigado por me convidar para fazer essa entrevista.  

MFdR: Você poderia se apresentar para o nosso público?
Brett: Oi, eu sou Peter V. Brett, autor americano da série Best-seller internacional Ciclo das Trevas. Meus livros são publicados em 24 países ao redor do mundo, e eu estou orgulhoso de receber os leitores brasileiros este ano. Eu sou particularmente apaixonado pela edição de Ciclo das Trevas brasileira, graças ao incrível trabalho da Editora DarkSide e do meu incrível tradutor, Petê Rissatti.


MFdR: Como você começou a escrever? Quando sua primeira ideia apareceu? 
Brett: Eu estava em uma aula de Escrita Fantástica na Universidade de Nova York em 1999, e tivemos como missão escrever o primeiro capítulo de um novo romance de fantasia. Cansado de ver sempre os mesmos temas na fantasia, eu escrevi uma pequena história sobre um menino chamado Arlen que gostava de passear, mas nunca foi autorizado a andar mais da metade de um dia longe de casa, pois quando a noite cai, demônios se levantam do solo, e somente os símbolos de proteção em sua casa poderia mantê-los longe.
Eu escrevi a história em uma noite, entreguei-a, e voltei para o outro romance que eu estava trabalhando, mas cada vez mais os meus pensamentos voltavam para Arlen e seu mundo, até eu conseguir pensar em alguma outra coisa. Eu peguei, então, anos mais tarde, a história original, determinado a ajudar Arlen a descobrir o que havia após a próxima colina. Eu admito, eu queria saber o quanto ele fez.

Arlen 
MFdR: Quanto tempo demorou desde o surgimento da ideia até o lançamento do livro? 
Brett: Cerca de 7 anos. Havia 2 reescritas completas do livro, e eu estava trabalhando em outros projetos naquele momento, e também mantendo um emprego de tempo integral. É importante notar que eu escrevi 2 outros livros que não foram publicados antes de escrever aquele que vendeu. Escrever, assim como tocar um instrumento musical, requer anos de prática.
 
MFdR: Quantos livros irão compor a série Ciclo das Trevas? Em qual você está trabalhando agora?
Brett: Minha proposta original para o Ciclo das Trevas era pra 5 cinco livros, e isto não mudou. Os 4 primeiros estão publicados: O Protegido, A Lança do Deserto, The Daylight War (ainda não lançado no Brasil) e The Skull Throne (ainda não lançado no Brasil). No final do livro 5, The Core, a história atual envolvendo Arlen, Jardir, Leesha, Rojer e o resto irá se resolver. Eu estou escrevendo este agora.

Há também uma série de contos no mundo de O Ciclo das Trevas. Estes livros interagem com a série, dando uma compreensão mais profunda do mundo e dos personagens. Os 3 contos publicados são: The Great Bazaar, Brayan’s Gold e Messenger’s Legacy (ainda sem publicação no Brasil). Há mais à caminho.

Demônio de Pedra vs. Arlen


MFdR: Quais são suas expectativas para o lançamento no Brasil de A Lança do Deserto? Está muito ansioso?
Brett: Eu estou realmente animado. Tanto pelos meus leitores quanto para mim. Eu mal posso esperar para receber minhas cópias. As edições da DarkSide dos meus livros são lindamente desenhadas e finalmente estão produzidas. Eu amo mostra-las aos outros editores. Para os leitores, eles vão descobrir que Lança do Deserto se aprofunda ainda mais do que o primeiro livro, e realmente expande o mundo de maneiras emocionantes.


MFdR: Você criou as Marcas de Proteção?
Brett: Eu contratei uma artista fantástica, Lauren K. Cannon (http://navate.com/), para desenhar os símbolos baseados nas minhas descrições. Eu possuo os direitos, e dou permissão livre para que meus editores em todo o mundo possam usar a arte. Isto significa que , independentemente de qual idioma os livros serão traduzidos, os símbolos permanecem os mesmos. Eu acho que isso ajuda a fomentar um sentimento de comunidade quando leitores de vários países visitem meu website e veem a arte familiar.


MFdR: Em que você se baseou para cria-los?
Brett: Lauren e eu nos inspiramos nos caracteres de escrita Japonesa, Arábica e Sânscrito quando desenhamos os símbolos. Lauren desenhou dezenas de Marcas de Proteção, e dai eu escolhi quais eram adequados para a finalidade que eles teriam. Por exemplo: a Marca de Proteção do Demônio da Neve se parece um pouco com um floco de neve, a Marca de Proteção do Demônio das Chamas se parece um pouco com fogo, a Marca de Proteção do Demônio de Madeira se parece um pouco com uma árvore, etc.

 
 Marcas de Proteção
MFdR: O que você acha do feedback que recebe dos fãs com seus livros?
Brett: Leitores brasileiros tem sido incrivelmente acolhedores e solidários, o que realmente significa muito para mim. Interagir com leitores e editores de todo o mundo é umas das grandes alegrias do meu trabalho. Sou incrivelmente grato por isso.


MFdR: Você recebeu alguma rejeição de alguma editora para publicar seus livros?
Brett: Recebi 3 cartas de rejeição antes do meu manuscrito ser aceito pela Del Rey Books, mas, novamente, é importante notar que também fui rejeitado três vezes por um agente literário, antes que ele considerasse meu trabalho profissional o suficiente para representa-lo. Por muitos anos antes disso, eu mesmo rejeitei o meu próprio trabalho por não estar pronto ainda para enviar. Um escritor deve ser seu próprio pior crítico. Um escritor nunca deve se contentar com algo que você sabe que não é seu melhor trabalho, mesmo que isso signifique a destruição de todo um romance e começar do zero.


MFdR: Quais são seus autores e livros preferidos?
Brett: Aqui estão alguns dos meus favoritos:

  • ·         Guerra dos Tronos - George R. R. Martin
  • ·         Crown of Shadows - C.S. Friedman
  • ·         Xógum - James Clavell
  • ·         As Pedras Élficas de Shannara - Terry Brooks
  • ·         A Ascensão da Sombra – Robert Jordan
  • ·         Uprooted – Naomi Novik
  • ·         O Hobbit – J. R. R. Tolkien

MFdR: Quais livros te influenciaram a escrever O Ciclo das Trevas? 
Brett: Inúmeros livros foram uma inspiração, incluindo aqueles que acabei de listar. O Protegido é um livro sobre o medo e o que ele faz com as pessoas. Desde que li As Pedra Élficas de Shannara, eu quis escrever um livro sobre demônios. Eu decidi combinar os dois e fazer uma metáfora para o outro.

MFdR: Gostaria de deixar alguma mensagem para seus leitores no Brasil?
Brett: Muito obrigado à todos os meus leitores no Brasil.

E é isso ai, pessoal. Em breve, teremos resenha de O Protegido e Lança do Deserto. Até mais e obrigado pela visita!


BIOGRAFIA:
Peter V. Brett é o autor Best-seller do New York Times da série O Ciclo das Trevas, que já vendeu mais de 1 milhão de cópias em 24 idiomas em todo o mundo. Seus romances incluem O Protegido, A Lança do Deserto, The Daylight War, e mais recentemente, The Skull Throne.
Além de seus romances, Peter tem escrito uma série de contos ambientada no mundo de O Ciclo das Trevas, incluindo The Great Bazaar, Brayan’s Gold e Messenger’s Legacy. Ele também escreveu Red Sonja: Unchained, HQ para Dynamite Comics.
Ele vive em Manhattan.










Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Olá, Alex.
    Gostei bastante da entrevista e posso dizer que também gostei do autor, visto que esbanja simpatia apesar do grande sucesso. Além disso, gostei de tudo que ele falou e foi bom conhecer mais a obra.
    Espero fazer a leitura da série dele em breve.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Desbravador, beleza?
      Então, a entrevista foi feita tanto por email, através da assistente, quanto pelo Facebook, com ele próprio. Todos muito simpáticos, e o Peter é um amor de pessoa.
      O livro promete ser uma beleza, vou ler quando acabar o atual. Leia também e nos diga o que achou.
      Muito obrigado e grande abraço!

      Excluir
  2. Esse é o empurrão que precisava para ler As Pedras Élficas de Shannara, o livro está na minha estante tem um tempo, mas com todos esses ótimos lançamentos de fantasia fica dificil escolher apenas um entre tantos. O Protegido foi o melhor livro de fantasia desde ano, realmente fantástico. Parabéns pela entrevista, ficou ótima :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rafa Filth (gostei dessa parte, me lembra Cradle of Filth, uma das minhas bandas favoritas).
      Então, Pelo que sei Shannara é quase uma cópia de Senhor dos Anéis, de tão semelhante que são as histórias dos 2, acredito que tenha sido uma homenagem do Brooks pro Tolkien. Ainda quero conferir futuramente.
      Muito obrigado pelos elogios, fico feliz que tenha curtido. Espero trazer novas entrevistas no ano que vem.
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Ele é pura simpatia. Sem contar que é jogador de Rpg, o que conta MUITOS pontos positivos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ficarei feliz em saber sua opinião.

Coloque o link do seu blog para que eu possa retribuir a gentileza ;)
Obrigada pela visita, volte sempre!

- Proibido qualquer tipo de ofensa e linguagem imprópria -