[Entrevistando] Marcos de Sousa

01. Bem vindo ao MFdR, Marcos, e obrigada por conceder esta entrevista. Para quem não te conhece, quem é Marcos de Sousa?
Olá, Petrova. Primeiramente, muito obrigado pela oportunidade. É uma felicidade enorme conceder uma entrevista para um blog que eu adoro.
Marcos é um Sith, que trabalha todos os dias para dominar o mundo e transformá-lo em uma grande biblioteca. rs
Falando sério agora – ou quase isso –, sou professor, escritor e blogueiro do Desbravador de Mundos. Obviamente, sou apaixonado por literatura, em especial pelos clássicos e pelos livros que possuem uma crítica social mais latente. Porém, ficção científica, um bom suspense e terror também fazem a minha cabeça.
Sou carioca, resido e leciono Rio de Janeiro, mas não gosto de praia; um dia frio e de céu nublado são muito mais agradáveis para mim.
Nas horas vagas, treino combate com sabres de luz e faço adestramento de dragões.



02. Recentemente li seu livro "Mensageiros da Morte" (e particularmente, adorei), além dele, o que mais você já escreveu?
O meu primeiro livro publicado foi Coração de Vidro, uma antologia poética escrita na minha transição da adolescência para a fase adulta. É um livro simples, mas com sentimentalismo latente. Possui uma influência bem forte do neoclassicismo e da segunda geração do romantismo, apesar da linguagem ser contemporânea. Por ser um livro antigo, não está mais disponível para venda, nem no formato físico e nem no digital.
Além dessas poesias, publiquei também, através da Amazon, uma reunião com três contos de terror, de estilos bem distintos. O e-book leva o nome de Alma: essa noite pedirão a sua. Os contos foram uma espécie de experiência no gênero; aliás, gostei tanto que tenho projetos em mente nesse gênero literário.


03. Quem são suas inspirações literárias?
Tudo que leio, escuto e observo, de certa forma, servem como inspiração, como base para o que eu escrevo. Na literatura, especificamente, todos os autores que gosto deixam marcas em mim. Afinal, o escritor observa atentamente o que os seus mestres fazem.
Gosto, particularmente, de analisar os livros do Machado de Assis, Jorge Amado e muitos outros autores ditos clássicos. Na literatura contemporânea, acompanho atentamente os passos do Stephen King e do George R. R. Martin. Sempre que possível, tento aprender um pouco com eles.


04. Como surgiu a ideia para Mensageiros da Morte?
Mensageiros da Morte surgiu em um dia de engarrafamento. Trânsito parado, buzinas, gente reclamando... O pensamento viajou e eu comecei a pensar sobre diversos assuntos, principalmente sobre a questão da formação dos conflitos bélicos. Como todo bom leitor, comecei a imaginar que aquilo daria um livro. Daí em diante, foi desenvolver o enredo e trabalhar os personagens.


05. Além de escritor, você também é blogueiro. O que te fez criar o blog?
Eu comecei como blogueiro no O mundo sob o meu olhar. Lá eu escrevia contos, crônicas, poesias... Criei o blog para experimentar temas, gêneros e apresentar minha escrita aos outros leitores e aos blogueiros. Porém, toda fase chega ao fim. Em um determinado momento, esse blog acabou.
Após essa fase, passei para o Desbrava(dores) de Livros, onde eu escrevia em dupla. Nós criamos o blog com o objetivo de falar de literatura, principalmente dos livros pouco conhecidos. Infelizmente, esse blog foi invadido e hackeado, tornando-se extinto.
Atualmente, escrevo no Desbravador de Mundos. Esse ressurgimento após o ataque hacker teve objetivos diferentes. Claro que uma das metas é divulgar livros não tão famosos. Contudo, agora, o blog tem assumido um papel social mais forte. Iniciamos, recentemente, a coluna Desbravando Nós, onde são abordados problemas sociais a partir da literatura. No próximo mês sairá do papel outra coluna; o objetivo é falar somente sobre os nossos “brasis”, com textos mais acadêmicos e críticos.


06. Que conselho você daria para quem está começando a escrever?
Não desista. Escrever é um processo longo, complexo e muitas vezes cansativo. Publicar o livro e alcançar reconhecimento é ainda mais complicado. Persistência é essencial para alcançar os objetivos.


07. Quais são seus próximos projetos?
Os dois principais projetos em andamento são:
– O segundo livro de Mensageiros da Morte, fechando o enredo começado no primeiro;
– A publicação, de forma gratuita, de um compilado de contos sobre alguns personagens do livro Mensageiros da Morte. O objetivo é aprofundar ainda mais a trama e explicar alguns aspectos psicológicos dos personagens.



08. Deixe uma mensagens paras os leitores do MFdR
Aos que já leram algum dos meus livros, agradeço o carinho e a dedicação do seu tempo para acompanhar o meu trabalho. Isso me deixa muito feliz.
Aos que nunca desbravaram qualquer obra minha, convido-os a conhecer um pouco mais sobre o livro Mensageiros da Morte. No Skoob vocês encontram resenhas e todo um material que irá auxiliá-lo na escolha sobre ler a obra ou não.
Que a Força esteja com vocês!

Abaixo, confiram as capas dos livros do Marcos
  


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. OI Andressa, Oi Marcos, tudo bem?
    Quero dizer que adorei a entrevista. O Marcos é mesmo um querido não é? Ele é inteligente, dedicado, talentoso e um ótimo amigo. E tudo isso, eu pude confirmar mais ainda lendo essa entrevista. É tão bom conhecermos mais sobre as pessoas que tanto admiramos =D
    Desejo a ele muito, muito sucesso. Muito mais do que já tem, pois ele realmente merece. E nós leitores, também merecemos essa qualidade toda =D
    Beijooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ficarei feliz em saber sua opinião.

Coloque o link do seu blog para que eu possa retribuir a gentileza ;)
Obrigada pela visita, volte sempre!

- Proibido qualquer tipo de ofensa e linguagem imprópria -