[Entrevistando] Tânia Dias

Mês passado resenhei o livro Broken #1 "Despedaçada" (resenha aqui), da autora 
Tânia Dias, hoje, trago a entrevista com Ela 💕

Seja bem-vinda ao Minha Fuga da Realidade, e obrigada por conceder esta entrevista. Fique a vontade para apresentar-se aos leitores.
Olá! Tudo bem?
O meu nome é Tânia, tenho 18 anos, atualmente, estudo Biologia mas gosto de me perder nos mundos encantados que vivem apenas dentro da minha cabeça. Sou também a autora de Despedaçada, que recomendo a 100% a todos os que ainda não leram!


Como você se sente sabendo que há leitores brasileiros lendo seu livro?
É surreal pensar que o meu livro viajou até tão longe! É ótimo pensar que mesmo tão longe de mim, Despedaçada consegue conquistar corações.


Um curiosidade, como são recebidas as obras nacionais aí em Portugal?
É muito difícil ser autor português em Portugal. Algo que eu não tinha noção até sentir na pele, é que a mentalidade ainda é muito ‘’é estrangeiro por isso é bom’’. Tal como eu não tinha, penso que há muitas pessoas que não têm noção do talento que Portugal tem para oferecer, desse modo, luto todos os dias para mudar isso, espero conseguir educar as pessoas para que no futuro o que é nosso seja valorizado mais do que o que é estrangeiro.


De onde veio a inspiração para "Despedaçada"?
Essa pergunta! Acho que respondo de maneira diferente a essa pergunta, porque não há bem uma inspiração. É mais um conjunto de fatores que influenciou e influencia a história. Dou-vos um exemplo, os elementos são baseados na nossa vida, Ar, Fogo, Água e Terra é fácil de entender, mas a Vida rodeia-nos e quando deixa de haver Vida à Morte.


Ao escrever, você cria as características dos personagens de primeira, utilizando o método "roteiro" ou eles vão evoluindo conforme a história se desenrola?
Eu tenho as características físicas bem definidas, mas não de um modo ‘’roteiro’’, as personagens de certa maneira aparecem-me na mente, praticamente construídas. E auto caracterizadas.
Psicologicamente, elas vão-se construindo à medida que eu investigo mais sobre o passado delas, mas de modo geral quando começo a história que vos vou contar já sei praticamente tudo sobre a personagem.


Tem algum personagem seu que você não goste?
Em Despedaçada? Não, acho que não. Nem mesmo a Felicity que é das piores pessoas de sempre.


Como foi a criação do reino Katuak?
Foi algo extremamente natural, eu já tinha algumas das ideias a marinar na minha cabeça, quando cheguei mesmo há altura de escrever, surgiu tudo muito naturalmente.


Alguma vez você desanimou e quis desistir? (seja com uma crítica negativa ou recusa de editoras)
Já, muitas vezes. Mas não por criticas, já desaminei porque uma leitora foi super rude comigo, mas não pela critica, elas ajudam-me a crescer e sempre que algum leitor ressalta algo que não gostaram, serve para eu refletir sobre esse aspeto. Desanimei muitas vezes enquanto procurava o tão desejado ‘sim’ por parte de um editora e acho que sem o apoio incondicional dos meus amigos não teria continuado.


Você deixou um final agonizante/surpreendente em "Despedaçada", quantos livros irão compor a saga de Alexia e seu reino?
Três. E penso que depois vou trabalhar num de pequenas histórias do ponto de vista de outras personagens. Possivelmente do Ian ;p


Além deste, já tens algum outro projeto em mente?
Já tenho projetos para uma eternidade de livros, pousados na minha secretária à espera de ganharem asas!


Quem te trouxe para o mundo da literatura?
Twilight! Eu vi o primeiro filme e o segundo e não podia esperar pelo ano seguinte para ver o terceiro, por isso, fui ler os livros. Nunca mais parei!


Quais obras e autores lhe serviram de inspiração quando decidiu começar a escrever?
Primeiro Breaking Dawn, o final é tão aberto que eu agonizei durante semanas sobre o que tinha acontecido aquelas personagens que se tinham tornado quase família para mim. Como a autora não ia responder ás minhas perguntas, eu decidi responder eu mesma, criando a minha própria realidade e dando o futuro que eu queria às personagens.
Depois, todos os livros que eu leio, são, de certa forma, uma inspiração para mim. Quando me vejo refletida noutros livros ou ambiciono fazer um livro tão bom, retiro força disso para esforçar-me cada vez mais para entregar boas histórias aos meus leitores.


Bom, agradeço mais uma vez a oportunidade de ler seu livro e entrevistá-la.
Gostaria de deixar uma mensagem para os leitores?
Obrigada por todo o apoio e carinho que me transmitem. Não importa se são 10, 20, 100 ou 200, todos vocês são extremamente importantes para mim e nunca haverá palavras suficientes no mundo para vos agradecer por tudo o que fazem por mim 😘 Vocês são os maiores!



Adquira Broken #1 ─ Despedaçada no site da nossa editora parceira, Chiado.


Olá!
Obrigado por estares a ler factos sobre mim!
Neste momento estou a estudar ciências, gostava de ser uma grande cientista um dia e descobrir a cura para todas as doenças.
Sou uma jovem de 18 anos com uma paixão enorme por livros que viveu mais aventuras do que aquelas que consegue contar. Já se apaixonou por um vampiro, caçou sombras e lutou numa arena juntamente com outros 23 tributos. Viveu numa sociedade dividida em fações e ficou perdida num labirinto, tendo sido salva por um anjo.
A minha paixão pela escrita começou há alguns anos quando os mundos que existiam na minha cabeça quiseram saltar para fora.
Broken - Despedaçada, é a minha primeira obra editada.





Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Olá, Petrova.
    Pelo visto, em Portugal os leitores têm o mesmo preconceito que no Brasil e também aquela valorização exacerbada pelo que vem de fora.
    Gostei bastante da entrevista.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de novembro. Serão dois vencedores, dividindo 3 livros.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ficarei feliz em saber sua opinião.

Coloque o link do seu blog para que eu possa retribuir a gentileza ;)
Obrigada pela visita, volte sempre!

- Proibido qualquer tipo de ofensa e linguagem imprópria -