[Resenhando] Desejo e Honra

Livro: Desejo e Honra
Autora: Tatiane Durães
Páginas: 220
Gênero: Romance de Época / Ficção
Formato: Ebook
Sinopse: Amanda precisa fugir. Os guardas da Força Pública estão em seu encalço e ela não quer perder sua adorada liberdade. Para não ser presa, precisará pedir auxílio a Lurdes, uma antiga amiga de sua falecida mãe, e terá que trabalhar na casa do Conde de Castro. Seus planos parecem simples: fingir ser uma dama doce e inocente, ficar escondida tempo suficiente para que o delegado a esqueça e afanar as joias da casa — sua especialidade — para ir para bem longe dali. Mas a jovem ladra não esperava esbarrar com o segredo de Leon e ser desafiada por mistérios além de sua compreensão, que podem mudar todos seus planos.

RESENHA


Minas Gerais, 1890.
Amanda, a melhor ladra da região, acorda quando seu parceiro e amante, Henrique, chega em casa com um estranho comportamento. Ágil como sempre, Amanda consegue fugir da armação do parceiro. Desacreditada com a traição do homem em que mais confiava, ela percorre as ruas de Monte Fino fugindo da Força Pública.
Uma das coisas que aprendeu com o ofício de seu falecido pai, agora viria a calhar. Cobrar favores. Assim lembrou-se de Lurdes, uma antiga amiga de sua falecida mãe. Só precisava achar um meio de encontrá-la. Suas preces são atendidas ao encontrar-se com Lurdes em uma mercearia. Precisando de um lugar longe da cidade, Amanda pede para que Lurdes a leve para onde ela trabalha, a fazenda do Conde de Castro, assim poderia ter um pouco de tranquilidade enquanto trama um plano para fugir para São Paulo e escapar da prisão e possivelmente da forca.
Ao começar a trabalhar na fazenda, Amanda presencia acontecimentos peculiares. Problema nenhum até o viúvo Leon, filho do Conde de Castro, notar que ela percebia coisas incomuns pelo casarão. Atenção indesejada era tudo que Amanda menos queria, ser observada atrapalharia seus planos de conhecer suas possíveis rotas de fuga caso fosse descoberta ali. Mesmo querendo fugir assim que possível, ela não consegue deixar de intrigar-se com o que vê pelo lugar, além de sua curiosidade só aumentar ao ver os empregados fugindo de suas perguntas.
Amanda precisa escolher entre ficar e descobrir as respostas do mistério que permeia a fazenda ou fugir e ter sua liberdade de volta.
"[...] intimidade não era algo bom para a ladra. Significava contar segredos, expor fraquezas e magoar-se."
Há muito tempo eu queria ler Desejo e Honra, porém não tive oportunidade de ler a primeira edição lançada pela Editora Deuses. Fiquei contente ao saber que o livro seria relançado e em uma versão alterada. Adoro a escrita da Tatiane desde conheci Arcantatys. Leve e fluída, descritiva na medida certa e com personagens cativantes, a história é devorada com facilidade. A ambientação está incrível e tenho certeza de que a autora fez uma excelente pesquisa que resultou em um enredo mais realista, nos transportando sem dificuldades para um Brasil em processo de abolição da escravatura.
Acostumada com os típicos romances de época que vemos por aí, fiquei muito feliz por adorar Desejo e Honra, onde uma trama em território nacional e elementos sobrenaturais convergem para um livro gostosinho de ser lido. Agora o que mais desejo é poder tê-lo fisicamente em meu acervo particular.
"A vida nem sempre é justa."



Apoie no CATARSE



Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Andressa, sua linda, obrigada pela resenha e pela parceria. Fico feliz que tenha gostado da história. bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ficarei feliz em saber sua opinião.

Coloque o link do seu blog para que eu possa retribuir a gentileza ;)
Obrigada pela visita, volte sempre!

- Proibido qualquer tipo de ofensa e linguagem imprópria -