Título: Teto para Dois
Título original: The Flate Share
Tradução: Carolina Selvatici
Autor(a): Beth O'Leary
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Página: 400
Gênero: Romance/Humor
ISBN: 9788551005415
Sinopse: Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado.
Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama.
Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?
RESENHA
Tiffy precisa sair da casa do seu ex-namorado, para talvez assim, seguir em frente com sua vida. Ela procura um lugar que caiba em seu orçamento, lembrando que editora assistente não ganha uma fortuna. Das opções limitadas, uma delas é bastante incomum. Dividir o apartamento com alguém que nunca vai estar em casa nos mesmos horários que ela, isso até parece uma boa, o estranho é que há apenas uma cama. Claro que Tiffy não encontrará seu colega de quarto, Leon, mas não deixa de ser incomodo. Infelizmente, é a opção mais viável e Tiffy entra em contato.
"É preciso dizer uma coisa sobre o desespero: ele deixa a cabeça da gente muito mais aberta."
Leon gosta de sua rotina e das coisas como estão, mas se quer ajudar seu irmão, precisa de grana extra e alugar o apartamento para um completo desconhecido parece ser a solução. Ele só precisa achar alguém que aceite os termos e falar sobre isso com sua namorada, Kay. Ela não gosta da ideia, mas aceita mesmo assim, inclusive, é ela que recepciona Tiffy, e pelo que vê, não há risco da nova inquilina atrapalhar seu relacionamento.
A convivência de Leon e Tiffy acaba sendo através de bilhetes em post-its espalhados pela casa. Eles vão conhecendo as manias um do outro apenas por conversas escritas e por coisas comuns como as roupas secando no varal ou pela quantidade de comida preparada quando a pessoa está triste. O trato era que eles nunca se encontrassem, até porquê os horários de ambos são bem divergentes. Mas quem diria que uma ressaca faria alguém perder a hora e um inesperado encontro acontecer...
"Quase acredito nisso também. Quem iria imaginar? Quando repetimos uma verdade vezes o bastante, quando nos esforçamos o suficiente, um dia funciona."
Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca tinha lido a sinopse ou alguma resenha. Foi apenas quando minha amiga me indicou ele que fui saber do que se tratava, e li assim que um amigo me deu de presente. Muito obrigada aos dois!!
Após pesquisar sobre o livro, vi diversas críticas positivas, o que só fez crescer minhas expectativas, e preciso dizer que após concluir a leitura, feita em menos de dois dias, Teto para dois conseguiu superar todas elas. É uma leitura rápida e fluída, com narrativa em primeira pessoa e com dois pontos de vista, nos dando a chance de conhecer bem os personagens e entender seus sentimentos.
A minha experiência com a leitura foi uma montanha-russa de emoções já que, em determinada parte do livro, descobrimos mais sobre o último relacionamento de Tiffy e percebemos como ele afetou ela. Isso acabou sendo um gatilho para mim já que infelizmente passei por coisas parecidas que ela, destravando memórias em mim que eu preferia não lembrar, em resultado a isso eu fazia pequenas pausas para refletir e respirar fundo para aplacar a raiva que eu estava do ex dela (e do meu). Ainda assim, amei cada pedaço desse livro, já que O'Leary tratou de um assunto sério com certa leveza e nos mostrou como deve-se proceder diante de casos assim.
Os demais personagens, principalmente os amigos de Tiffy, tem suas personalidades únicas e bem descritas. A história é divertida e estruturada, deixando uma leve ansiedade pelo próximo capítulo, o que deixa complicado de parar.
A edição está linda. A capa é tão fofa! Com uma diagramação simples e confortável em páginas amareladas, trazendo conforto ao leitor. E ainda há algumas passagens de meses marcado (fotos abaixo) com desenhos lindinhos. Eu super recomendo Teto para dois para quem quer sair da ressaca literária, mas também, há possibilidade de voltar para ela após a leitura dele.
"Relacionamentos como esse param de ser "voluntários" muito rápido. Existem muitas maneiras de uma pessoa fazer a outra ficar, ou achar que quer ficar."
E você, já leu Teto para dois? Comenta aqui embaixo o que achou.
Admito que parei de ler ele, infelizmente por falta de tempo e por ser uma versão ebook, sua resenha fez meu interesse aumentar ainda mais para saber como ele termina, resenha que deixa aquela vontade de correr para ele e terminar urgentemente
ResponderExcluirFico feliz que tenha te incentivado a terminar.
ExcluirRealmente, leitura em ebook quando se tem os dias corridos ficam complicadas, mas assim que terminar, pode me chamar pra falar oq achou!!
como diria Peralta, SHOW show show
ResponderExcluirParece muito legal o livro, mais uma vez tu consegue despertar o interesse da pessoa em ler! Parece ser bem divertida a dinâmica deles, livro uma vibe comédia romântica Hollywoodiana hahaha (isso de viver no mesmo local e manterem contato à distância me lembrou “Your Name” super recomendo). Parabéns pela resenha e já coloquei mais um livro pra lista hehe
ResponderExcluirObrigada!!
ExcluirJá assisti Your Name, muito bom mesmo.