10 Maneiras de Organizar sua Estante

Eu já arrumei e desarrumei minha estante infinitas vezes. Quando eu tinha poucos livros eu os arrumava por tamanho, assim que minha coleção foi aumentando eu fui variando a arrumação. Ora por editora, ora por autor(a), mas atualmente fica uma pequena bagunça organizada.
Enfim, se você também fica indeciso(a) aí vão algumas dicas.

Ordem alfabética por títulos
Eu não consigo arrumar assim porque imagina separar todas as sagas, que confusão.

Ordem alfabética por autores
Pode-se arrumar por nome ou por sobrenome

Ordem de compra (chegada) 
Fica complicado fazer assim já que muitos nem se lembram quando ganharam/compraram o livro, mas pra você que não se lembra quando comprou pode organizar por data de lançamento ;)

Por editoras 
É uma boa pra quem faz parcerias, porém algumas editoras fazem tamanhos diferentes de livros 

Cores das capas 
Essa é uma maneira que deixa a estante linda, porém também separa as sagas/coleções

Por gêneros
Admito que eu não sou muito boa para separar livros por gênero, só pesquisando n_n

Preferência
Esse é complicado de fazer porque 1) Quando for arrumar os não lidos só fazendo preferência por capa; 2) Eu não consigo decidir meus preferidos 

Lidos/Não Lidos
Quando eu tinha poucos livros, eu até que conseguia organizar assim, mas agora é muito livro pra fazer isso

Coleções/Séries/Soltos
É mais ou menos assim que os meus são arrumados atualmente, mas ordenado por tamanho também.

Tamanho
Essa é a maneira mais usada pelo que eu já vi

Como você organiza a sua estante?

Comente com o Facebook:

30 comentários:

  1. Olá, Andressa.
    Eu organizo minha estante por gêneros; acho bem mais fácil de localizar tudo.
    Tenho um lado só para suspense, outro só para FC, outro para livros da pós-graduação e assim vai...
    Acho lindo separar por cores, mas deve fazer uma confusão só.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu invejo quem consegue deixar arrumado por cor sem surtar pra achar as continuações das sagas ^~^

      Excluir
  2. Oi flor , adorei as dicas de organização , achei super legal e útil !
    beijos, adorei o blog e já estou seguindo !
    Gostaria de te convidar a visitar o meu blog!
    http://garotaantenadas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post! Eu arrumo meus livros por ordem de série, e detesto quando mudam a ordem!
    Muito legal seu blog. Seguindo =)

    http://bravuraliterariablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou *-*
      Volte sempre!

      Excluir
    2. Muito boas as sugestões. Atualmente eu organizo por tamanho e Coleções/Séries/Soltos.
      Mas um dia quando eu tiver uma maior variedade eu pretendo organizar por cor.
      :D

      Excluir
  4. lembrando que nem toda estante é feita coleções/sagas

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho que comentar isto, você já leu O Fantasma da Ópera! É tão difícil achar alguém com esse feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não li porque acabei de ganhar ele. Mas assim que eu sorteá-lo no TBJ vou devora-lo :3

      Excluir
  6. Oi!
    A minha arrumação também é uma bagunça organizada.
    Cada parte da minha casa tem livros meus.
    Como eu não tenho uma estante propriamente dita, organizo na ordem em que dá para casa local que os livros estão na casa.
    De modo geral, separo por saga/série/trilogia e em seguida por editora, mas todos os livros de tal editora não ficam todos juntos em um único local. Por isso, pode ser que em dois lugares da casa tenha livros da mesma editora e outros juntos. Confuso né? rsrsrsrs... Acho que só vendo para entender.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Minha estante é organizada por sobrenome de autor. Tentei separar por editora, mas quase surtei quando percebi que teria que colocar J.K.Rowling em quatro editoras diferentes :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo.
      A minha é uma mistura de por tamanho, editora e saga/coleção

      Excluir
  8. Oiee ^^
    Já organizei por gêneros, mas colocava quase tudo em romance, porque, né... A maioria dos livros têm um romance no meio *-* tentei por editoras também, mas como você disse, os tamanhos são diversos. A próxima tentativa será por ordem alfabética do nome dos autores. Vai dar uma dor de cabeça danada --'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu meio que deixo arrumado por autores, mas fica por tamanho, e um pouco por editora, e bom, dá pra entender que fica complicado :b

      Excluir
  9. eu gosto de arrumar por sobrenome do autor, depois por data de publicação original. Quando é série/saga/continuação eu ignoro a data de publicação da continuação e agrupo junto do primeiro livro da série. Acho que fica muito mais organizado! Sem contar que reconhecendo melhor os nomes dos autores acaba estimulando a conhecer novos livros <3

    ResponderExcluir
  10. Arrumo sempre por ordem de compra, assim não fico encanado com separações por editora, tamanho, cor etc...chegou a vez de ler e colocar tal volume na estante vou lá e simplesmente o faço....
    Mais importante do que a forma de "empilhar" os livros, Hqs e revista que coleciono é a forma de armazenar....eu embalo tudo em sacos plásticos individualmente para proteger do pó, insetos e demais problemas que afetam os livros e HQ's...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já pensei em embalar eles, mas eu tenho preguiça

      Excluir
    2. Eu descobri uma ótima forma de embalar livros sem dar trabalho (aprendi na minha última mudança) aquele papel filme de embalar alimentos. Ele é ótimo fácil e rápido de colocar e tirar.

      Excluir
    3. É uma ótima ideia Sam, eu não tinha pensado nisso ^~^

      Excluir
  11. Organizo os meus livros de forma similar a sua.. Por Coleções, sagas ou únicos mas procuro mante a ordem dos tamanhos . Quando únicos eu procuro os organiza por autor e em seguida tento combinar algumas cores quando possível rss

    ResponderExcluir
  12. Oi, Andressa!
    Atualmente eu organizo a minha deixando os livros não lidos nas primeiras prateleiras. O que ainda assim não foca exatamente como eu quero porque minha vontade é deixar os favoritos e as capas mais bonitas em evidência. Mas assim até que funciona porque eu vejo toda hora como a minha lista está grande! hahaha Funciona também como um freio pra não gastar muito com livros sabendo que tenho uma lista enorme pela frente.

    Beeijos,
    Sala de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não consigo me controlar, quando vejo já estou comprando mais livros hahaha
      Nem que tenha 50 não lidos. É um vício.
      E em relação a organização, até hoje não parei de reorganizar. Creio que de duas em duas semanas eu mudo tudo, fora que agora estou ficando sem espaço.

      Excluir
  13. Oi oi,

    que post bacana! Eu organizava pelo nome do autor, mas estava dando trabalho encontrar os livros, por isso resolvi reorganizar por gênero e amei o resultado! Quando eu quero um livro fofo, vou direto para parte dos romances, por exemplo!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda mantenho o jeito "direitinho de qualquer jeito"
      HAHAHAHAHA

      Excluir

Deixe seu comentário, ficarei feliz em saber sua opinião.

Coloque o link do seu blog para que eu possa retribuir a gentileza ;)
Obrigada pela visita, volte sempre!

- Proibido qualquer tipo de ofensa e linguagem imprópria -