[Resenha] O Protegido, por Peter V. Brett

Olá pessoal, Alex aqui. Primeiramente, FELIZ ANO NOVO!!!! E agora, trago para vocês a minha primeira resenha de 2016. Dessa vez, trago O Protegido, de Peter V. Brett. Já entrevistamos Peter anteriormente, e você pode acessar a entrevista clicando aqui. Então, vamos à resenha:
Sinopse: Assim que a escuridão cai, os terraítas aparecem em grande quantidade, gigantes demônios de areia, de vento e de pedra, famintos por carne humana. Depois de séculos, os humanos definham com o esquecimento das marcas de proteção. Arlen, Leesha e Rojer, três jovens que sobreviveram aos ataques demoníacos, atrevem-se a lutar e encarar o perigo para salvar a humanidade.


O livro gira em torno da guerra contra os Terraítas, demônios que surgem à noite para caçar humanos, e só podem ser repelidos pelas Marcas de Proteção. Infelizmente, algumas proteções, se não forem feitas corretamente acabam perdendo sua utilidade, e os Terraítas conseguem passar livremente. É o que acontece no começo do livro, quando um Arlen ainda pequeno ajuda seus amigos e vizinhos após um ataque dos Terraítas. Muitas pessoas perdem casas e algumas são devoradas pelos Terraítas. No mesmo dia, um Mensageiro, chamado Ragen, chega ao vilarejo. Mensageiros são os profissionais mais admirados pelas pessoas, pois enfrentam todo o perigo que os Terraítas representam para poder levar pacotes e cartas de cidade para cidade, tendo que passar as noites se protegendo dos Terraítas. Arlen sonha em se tornar um Mensageiro, para poder lutar contra os Terraítas. Mas, durante a noite, sua mãe é atacada por demônios, e Arlen luta com eles para tentar salvar a mãe, pedindo ajuda do pai, mas o pai tem medo e não faz nada. No outro dia, o pai leva Arlen e a esposa gravemente ferida para uma ervanária, uma espécie de médica da região, mas a ervanária nada pôde fazer e os manda para outra cidade. Porém, para ir à essa outra cidade, é preciso correr o risco de passar a noite fora de proteções, e o pai desiste de salvar a mulher naquele dia. Ela morre, e Arlen se rebela contra o pai, fugindo para nunca mais voltar. Encontra Ragen, o mensageiro que estava na cidade e agora caminha para seu próximo destino. Ragen o acolhe e leva Arlen para a cidade onde mora, para que possa tentar ser Mensageiro. Lá, acaba não conseguindo a ajuda necessária naquele momento, o que o força a procurar outro emprego, desta vez como Protetor, confeccionando proteções para outras pessoas. Arlen logo se torna um dos melhores que existem na cidade, e um casamento para ele logo é arranjado. Algum tempo depois, Arlen, já trabalhando como Mensageiro, foge para o deserto, para combater os Terraítas e acaba descobrindo uma ruína de uma antiga cidade que pode conter o segredo para a luta contra os Terraítas.

Arlen e Dançarino das Sombras
Leesha é uma garota prometida em casamento com um lenhador, tem uma mãe que a despreza por não ter nascido um menino, mas tem um pai que ama com todas as forças. Um dia, acorda e descobre que sua cidade havia sido atacada por Terraítas. Leesha ajuda todos os aldeões a se recuperar, e dá abrigo ao seu noivo e o sogro. Mas é com Bruna que encontra sua real vocação: ser Ervanária. No começo, reluta, pois seu lugar sempre foi com o pai, fabricante de papel. Mas seu noivo muda tudo quando espalha para toda a cidade que teria tirado a virgindade de Leesha enquanto estava abrigado na casa dela, e quando vê que sua mãe, todas as noites, levantava e ia “ter algo a mais” com seu sogro. Humilhada por todos, exceto por seu pai e por Bruna, foge de casa para se tornar Ervanária com a ajuda de Bruna.


Leesha
Rojer é uma criança pequena quando, durante uma noite, as proteções da casa de sua família falham e Terraítas invadem a estalagem que seus pais possuem. A mãe, antes de morrer, entrega Rojer à um Menestrel que estava la, Arrick, que o adota e o treina como Menestrel. Com o passar dos anos, sua habilidade ao tocar a Rabeca (um tipo de violino), se prova extremamente útil, pois consegue controlar os Terraítas conforme o jeito que toca.


Rojer
Estes são os três personagens principais da história, que vão se desenvolvendo ao longo de todo o 1º livro. Brett fez um primeiro livro bem introdutório, mostrando logo de cara a que veio. Apesar de ser um livro focado no desenvolvimento dos personagens, tem muita ação e suspense. A história não para nunca, há muitos ataques de Terraítas em quase todos os capítulos. Além do fato de Brett ter escrito tão bem e montado seus personagens de uma maneira tão sólida, que você acaba criando uma grande empatia por todos eles. Você com certeza vai sofrer com as decepções que eles terão na história, vai ficar apreensivo com os ataques e, principalmente, vai adorar a história. Com certeza, é uma das melhores séries de fantasia que surgiram nesse século. DarkSide acertou em cheio quando trouxe essa série pro Brasil. Junto com seu padrão de qualidade acima de qualquer um, esse livro é imperdível para todos os fãs do gênero.

Marcas de Proteção
Ficha Técnica:
Titulo Original: The Warded Man
Número de páginas: 520
Autor: Peter V. Brett
Editora: DarkSide®


 

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Resenha muito boa ! Pelo jeito o livro passa a maior parte com ação e suspense !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jorge.

      Muito obrigado. Realmente, o livro quase não para. Uma vez ou outra ele da uma esfriada, mas logo o bicho (ou demônio) pega de novo.
      Obrigado pelo comentário. Abraços ;)

      Excluir
  2. Esse livro foi um dos melhores que eu li em 2015! Excelente resenha!

    Abraços.
    www.bravuraliterariablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Phelipe. Um dos melhores do ano pra mim também.
      Abraços

      Excluir

Deixe seu comentário, ficarei feliz em saber sua opinião.

Coloque o link do seu blog para que eu possa retribuir a gentileza ;)
Obrigada pela visita, volte sempre!

- Proibido qualquer tipo de ofensa e linguagem imprópria -